14 abril 2009

influências

Sou influenciável. Descobri há muito mas não queria ceder à evidência.
Mas não é qualquer coisa que me faz balançar as certezas. Há forças mais poderosas do que outras. Contudo, sem precisar de pensar muito, posso garantir que o que exerce maior influência sobre mim é o estado do tempo e o estado de espírito dos amigos.
Se está um dia cinzento, eu cinzenta fico, mal-humorada, irritada, a pedir aos céus por um raio de sol.
Se um amigo está a sofrer, inquieto, cabisbaixo, eu não consigo ficar indiferente. A intranquilidade toma conta de mim e, embora tente disfarçar com todas as forças, neste último caso acabo por ceder e torno-me solidária. Fico tal e qual como o amigo sofredor. Oiço-lhe os males. Sinto-lhe as dores. Fico triste...
E um bom amigo não devia ser assim.
Em caso de chuva um bom amigo devia ser o sol, e nunca mais uma nuvem a toldar o céu.

4 comentários:

solta disse...

Um bom amigo tem uma obrigação maior: a sinceridade! E se o cinzento existe, como apagá-lo constantemente?

***

ps . um bom blogger - por seu turno - POSTA FOTOS DE NY! E tenho dito.

Bravo disse...

Não digo apagar o cinzento (também acho errado não enfrentar/dizer as coisas como elas são), mas tentar mostrar que, depois das nuvens, vem o sol. E nem isso consigo.

João Tiago disse...

acho que em caso de chuva, o papel de um bom amigo não é ser o Sol. Acredito mais que se deve tornar no parceiro que enquanto escuta os males e lhe sente as dores, abre ao mesmo tempo a porta do carro, ajuda-o a entrar e saiem os dois em busca do rasgo de sol!
Não cabe ser o "palhaço" que anima na tristeza... mas sim aquele que o leva ao circo, que compras as pipocas e lhe dá o abraço! Que se sente solidário e não o deixa estr sozinho.

Porque verdade seja dita, senão sofrermos igualmente com as angustias de quem gostamos... se formos indiferentes, então não sei bem até que ponto somos assim tão amigos!

David Silva disse...

para mim tens sido muito mais do que isso tudo...és alguem que me deixa confortavel em momentos menos bons. és uma verdadeira amiga, és aquela pessoa a quem vou recorrer sempre para me fazer sentir melhor....porque tu és isso mesmo, força, alegria e motivação para seguir em frente. gosto mt de ti anokas